Equipe


Três DIRETORAS. Em primeira pessoa.

 

MARISA DÍAZ

Nasci em San Juan e passei os primeiros anos da minha vida entre o Zonda, vento da Cordilheira, e o sol da minha província. O trabalho do meu pai levou a família para o interior de Córdoba, onde vivi até o final da minha adolescência. Lá, na escola secundária, a escolha da profissão docente veio naturalmente, até decidir se me especializava em letras ou em ciências da educação. Os pedagogos ganharam o lance, embora nunca abandonei o prazer de escrever e curtir a escrita alheia.

Me formei de Professora em Psicologia e Ciências da Educação e fiz formações a seguir em gestão educacional, formação de formadores e gestão de políticas públicas. Minha trajetória laboral contemplou desde o começo a pesquisa e experimentação de/em diferentes espaços de desempenho dentro do âmbito educativo. Portanto, minha carreira incluiu a sala de aula, a formação de formadores, cargos técnicos e de liderança educativa institucionais, e de liderança política na província de La Rioja e no Ministério Federal de Educação.

Este percorrido me permite contar com uma vasta e comprovada experiência na gestão, administração, coordenação, desenho e desenvolvimento de programas e projetos em diversas escalas e com diferentes finalidades, no campo educativo e socioeducativo, no âmbitos estatal e privado.

E-mail: mdiaz@delamano.net

NORA SOLARI

nora2

Nasci em Rojas, província de Buenos Aires, onde vivi até o final da escolaridade primária. Cursei o ensino médio no Colégio Nacional da cidade de Dolores, na mesma província. Desde criança me interessei pela leitura e pela escrita, que me definem até hoje como pessoa e como profissional. Me formei de Professora em Letras no Instituto Nacional de Professores "Joaquín V. González", da cidade de Buenos Aires. Também tenho um diploma em gestão e coordenação da área de Língua pela FLACSO Argentina, onde estudei também o mestrado em Ciências Sociais com Especialização em Educação.

Fui professora durante muitos anos em escolas secundárias; coordenei projetos relacionados à inovação educativa e desenvolvimento profissional de professores no âmbito do sistema nacional de formação. Fiz parte de equipes de trabalho especializadas na concepção e gestão de projetos relacionados à Internet e educação. Sou autora de livros para os níveis do primário, secundário e superior.

Uma das minhas especialidades é o desenho e produção de materiais gráficos e audiovisuais. Atualmente atuo como consultora em instituições governamentais e consultora externa de agências internacionais que trabalham na articulação de políticas públicas.

E-mail: nsolari@delamano.net

ESTELA SORIANO

Nasci e vivi em Quilmes, província de Buenos Aires, até o final da minha adolescência. Resgato especialmente o meu colégio desta época, uma escola com orientação pedagógica que me permitiu confirmar a minha escolha pela educação. Me formei de professora de primária enquanto estudava na faculdade, onde me graduei em Ciências da Educação, na Universidade de Buenos Aires.

Comecei minha atividade profissional focada no estudo da aprendizagem, exercitando na recuperação e assessoria pedagógicas. Nesta área, fui professora e chefe de trabalho prático na cátedra de Psicologia Genética na Universidade Nacional de La Plata, dirigindo pesquisas sobre construtivismo, formando professores e assessorando instituições. Pensar a aprendizagem levou-me para discutir o ensino e a formação de professores, relacionando-os com a gestão e as políticas públicas, áreas nas quais me desempenhei como formadora e coordenadora de programas nacionais.

Atualmente dedico-me à Didática e formação de professores, e sou Professora Auxiliar na Universidade de Buenos Aires e em escolas de professores de nível superior. Sou especialista e Mestre em Educação, pesquisadora e autora de vários conteúdos acadêmicos e para a sala de aula, publicados em diferentes mídias.

E-mail: esoriano@delamano.net